Publicado por: blogbeliving | 26/09/2012

O Trabalho Geométrico no nível inicial

         No dia catorze de setembro eu e a professora Débora Pacheco, do Year 1, que além de pedagoga é formada em Matemática, fomos até a Escola da Vila pensar sobre a Geometria. A Escola da Vila possui um centro de formação de professores chamado ZDP (Zona de Desenvolvimento Profissional) que atende escolas de todo o país.

   A be.Living faz parte desse projeto que oferece cursos para coordenadores e professores. Este encontro foi ministrado pela pesquisadora e formadora Maria Emília Quaranta[i] que nos ajudou a ampliar e aprofundar nossas reflexões sobre a importância do trabalho geométrico da Educação Infantil e primeiro ciclo do Ensino Fundamental 1.

         Neste dia pudemos pensar no conhecimento geométrico como uma construção social produzido pela humanidade. Questões como: O que é geometria? Que sentido formativo damos ao ensino da geometria? e Quais objetivos podemos pensar para o ensino da geometria na escola, em geral e em níveis específicos? Permearam o nosso encontro e nos ajudaram a ter mais clareza do que ensinar, como ensinar e para que ensinar.


[i] Psicopedagoga. Professora da Licenciatura no Ensino da Matemática da Universidade Pedagógica da Província de Buenos Aires

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: