Publicado por: blogbeliving | 16/09/2014

TROCA DE BRINQUEDOS – Fundamental e Blue Group

troca de brinquedosA be.Living sempre buscou trazer para a discussão com as crianças temas como a sustentabilidade e o consumismo. No Year 1 esse trabalho acontece com bastante intensidade, unindo diferentes áreas do conhecimento a valores tão importantes para o momento em que vivemos.

Este ano, como parte do projeto Consumo, os alunos do Year 1 irão propor uma Troca de Brinquedos, na semana da criança (de 06/10 a 10/10). Além dos alunos do Ensino Fundamental, os alunos do Blue Group também serão convidados a participar. Essa troca será realizada em dois momentos em função das faixas etárias.

No primeiro momento as trocas acontecerão entre os alunos dos Years 3, 4 e 5 e no segundo momento, entrem os alunos de Blue, Years 1 e 2.
A participação não será obrigatória e a troca de brinquedos acontecerá no dia 08/10, quarta-feira. Essa proposta será organizada em sala de aula pelas professoras mas a participação das famílias será fundamental.

As crianças receberão uma carta dos alunos do Year 1, a ficha de inscrição e a ficha do brinquedo. O primeiro grande passo é a escolha desse brinquedo. Esse momento é importante para que a criança se envolva desde o início no processo, exercitando acapacidade de escolha e o desapego. Vale salientar que esse brinquedo precisa estar em bom estado de conservação e/ou funcionamento. O segundo passo, depois da escolha, será fotografar o brinquedo e preencher a ficha do mesmo. Ela é bem simples e, além da fotografia, terá um breve histórico. Nesse momento a criança, provavelmente, precisará da ajuda dos pais ou responsável.

Todas essas fichas preenchidas deverão estar na escola até o dia 24/09. Aqui na unidade Moema teremos um painel organizado pelos alunos do Year 1, com todas essas fichas, além disso eles também farão um catálogo para enviar para os alunos do Blue Group.

Durante a semana que antecede a troca, os alunos terão a possibilidade de escolher qual brinquedo quer receber no lugar daquele que está colocando para a troca. Todas as crianças serão orientadas a escolher mais de uma opção de brinquedo para que tenham possibilidades diferentes. A troca será realizada somente uma vez e com
um colega só, para tanto uma negociação será necessária. Com isso, acreditamos que trabalharemos atitudes como iniciativa, diálogo, argumentação e a frustração.
Esse processo será mediado pelos professores e após a troca as crianças preencherão um termo de acordo e comprometimento.

Contamos com a participação de todos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: