Publicado por: blogbeliving | 17/08/2015

Estante dos Pais

Durante o primeiro semestre os alunos e pais do Year 1 vivenciaram uma situação que, além de prazerosa, foi bastante significativa para o processo de construção da leitura e escrita das crianças. Os pais foram convidados a participar de uma troca de livros. Essa troca aconteceu no Sábado Literário onde, além de produzirem indicações literárias dos livros que trouxeram, os pais puderam escolher qual livro gostariam de levar para casa. As trocas aconteceram tranquilamente e todos os que participaram saíram daqui com um livro. Tudo bem organizado por alunos e professores desse grupo.

Depois de lerem os livros os pais foram convidados a compartilhar conosco como foi participar dessa atividade e, a maioria deles, sugeriu que não só continuássemos com essa proposta, mas também que ampliássemos para todas as famílias da escola, promovendo assim a existência de uma estante de livros para pais em nossa Sala de Leitura Eva Furnari.

Abaixo colocamos alguns relatos dos pais que participaram da experiência de trocar livros:

“Importante para o estímulo ao trabalho de ler e de trocar experiências sobre a leitura e a determinação do prazo estimulado como meta. Já me sinto parte da comunidade leitora.”

“Muito boa a ideia de trocar livros e experiências literárias (…).”

“Ótima experiência, sou a favor de formas sustentáveis que viabilizem e incentivem o não consumo. Bom compartilhar com a escola esse momento.”

Neste ano de 2015 a be.Living decidiu investir em um trabalho para mobilizar a nossa comunidade em relação à leitura. A ideia é investir na formação de uma Comunidade Leitora, promovendo a formação cultural e a ampliação do repertório de boas leituras, aproximando, cada vez mais, as crianças dessa prática. Para tanto pensamos em ações que evidenciem a função social da leitura, pois a construção do sentido é condição necessária para a aprendizagem.

Hoje, com bastante satisfação, enviamos a vocês essa nova proposta: a “Estante dos pais”.

ESTANTE DOS PAISPara participar basta enviar um livro para escola com uma breve indicação literária. Segue abaixo uma lista, produzida pelos alunos do Year 1, com boas dicas para escrever uma indicação literária. Enviaremos, via agenda, uma ficha para que vocês escrevam suas indicações.

Os livros, junto com as indicações, podem ser entregues ou na secretaria da escola ou para as professoras dos seus filhos, até o dia 26/08, quarta-feira.

Nossa troca acontecerá no sábado, dia 29/08, Dia da Família, na sala de leitura. Esses livros ficarão emprestados para a sala de leitura da escola. No final do semestre, dia 09/12, vocês poderão levar os livros de volta para casa ou poderão deixá-los aqui, para as trocas dos próximos anos. Nesse meio tempo o livro poderá ser lido por um ou por vários pais.

A ideia é que vocês encontrem aqui na escola um lugar para emprestar livros. A responsabilidade pelo empréstimo e cuidado com os livros será de toda a comunidade. Os pais interessados podem entrar na sala de leitura, escolher o seu livro e registrar na secretaria, tanto o empréstimo quanto a devolução.

Acreditamos que o desafio de ensinar a ler e dar sentido a leitura tem uma dimensão institucional, e só será possível se a instituição levar à prática projetos direcionados a tornar possível a construção de uma comunidade ativamente leitora.

Contamos com a participação de todos.

Atenciosamente.

Gabriela Fernandes e Rebekah Oliveira Coordenadoras – Ensino Fundament

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: